É vantagem tem um síndico profissional em seu condomínio?

Quem pode ser síndico ou conselheiro do condomínio?
7 de julho de 2020
As assembleias condominiais em tempos de COVID-19
28 de julho de 2020

É vantagem tem um síndico profissional em seu condomínio?

Ser síndico é exercer um cargo difícil, que exige espírito de liderança, e que muitas vezes é descartado por todos os condôminos, deixando o condomínio em situação complicada, pois sabemos que um condomínio registrado sem um representante  é considerado irregular, não é verdade?

Pois bem, quando nenhum dos condôminos se candidata ao cargo de síndico, existem pelo menos três opções para extinguir esse problema [1]. A primeira opção é fazer um rodízio entre os condôminos, a segunda opção é o sorteio para definir o síndico aleatoriamente, e a última opção é a contratação de um síndico profissional, e é sobre os síndicos profissionais que falaremos hoje.

Apesar de ainda não ser uma profissão regulamentada, os síndicos profissionais estão se tornando cada vez mais comuns nos condomínios espalhados pelo Brasil. Mas quais são as vantagens de se ter um síndico profissional no condomínio? E quais as desvantagens? 

Existem algumas vantagens em ter um síndico profissional em seu condomínio, como

  • Capacidade em exercer o cargo – Talvez a principal vantagem de ter um síndico capacitado, já que o mesmo exerce a atividade profissionalmente, diferentemente de um condômino que muito provavelmente exerce outra atividade profissional, não tendo tempo hábil para se capacitar
  •  Imparcialidade – Condôminos podem ter contato mais afetivos com uns e menos afetivos com outros, isso pode gerar uma gestão parcial e causar conflitos. Essa parcialidade é nula ou quase nula com um síndico profissional.
  • Melhor representatividade dentro e fora do condomínio – O síndico profissional pode representar melhor o condomínio, afinal,  ele está ali especificamente para exercer sua função.

No outro lado da balança, a desvantagem de se ter um especialista na gestão do condomínio é o aumento das despesas, pois o salário pode variar de R$ 1.500 até R$ 5.000 dependendo do tamanho do condomínio.

Em resumo, se seu condomínio sofre com a falta de candidatos à síndicos ou se está analisando a possibilidade, é uma boa opção a contratação de um síndico profissional, cabe a análise em assembleia sobre as vantagens e desvantagens. Além disso, é importante ressaltar que, caso aprovada a contratação de um síndico profissional, é necessária a assembleia para a eleição do mesmo.

Por isso é importante fazer o Curso Síndico Preparado, um curso que o síndico ou condômino se capacita para melhorar a gestão de seu condomínio. Para mais informações e dicas basta acessar, nosso site, nosso Facebook e nosso canal no YouTube.

Encontrado em:

[1] https://tudocondo.com.br/condominio-sem-sindico-e-se-ninguem-quiser-assumir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *